top of page
Açafrão-da-terra

(Curcuma longa)

Diego Castilho - Biólogo / 03 de Maio de 2020.

Este é um período muito importante para você, caro amigo buscador, fortalecer seu sistema imunológico, afinal estamos enfrentando uma pandemia causada por um vírus, o covid-19.

Portanto, vamos conhecer um pouco mais sobre os benefícios medicinais com comprovação do nosso famoso açafrão-da-terra!

De origem do leste da Ásia, muito comum em encostas e locais variados na Índia é muito empregada na culinária e medicinalmente. Pertence à família botânica Zingiberaceae, a mesma do gengibre e da colônia.

Seu nome científico é Curcuma longa, mas também é conhecida como gengibre dourado, açafrão-da-Índia, açafrão-da-terra, raiz-de-sol entre outros.

A parte mais utilizada, tanto na culinária quanto na medicina popular é o caule, conhecido como rizoma.

Image by FOODISM360

O rizoma possui muitas substâncias fenólicas, tais como os curcuminoides, sendo a mais famosa a curcumina. 

Muitos são os estudos realizados com a espécie em questão, portanto, todas as atividades medicinais mencionadas neste artigo possuem comprovações científicas! A cúrcuma possui ação anti-inflamatória, antibacteriana, antiviral, antifúngica, antitumoral, antioxidante e uma série de outras, logo da para notar o quão incrível ela é, certo? 

Em tempos de corona vírus é imperiosa a manutenção do sistema imunológico, e sim, a cúrcuma tem essa função, de ser moduladora do sistema de defesa, ou seja, fazer o uso do pó do caule fortalece suas defesas biológicas!

Além de todos estes benefícios, existem estudos que demonstram e buscam esclarecer os mecanismos nos quais o açafrão-da-terra utiliza contra as dores reumáticas causadas pela febre Chikungunya. Particularmente, já vi pessoas melhorando totalmente dos sintomas de dores nas articulações, tomando um copo de água (200 mL) com uma colher de café de pó de cúrcuma, em jejum ao acordar e antes de dormir. 

Diria que trata-se de uma planta poderosa em todas as situações de inflamação que acometem o corpo, mais uma vez digo, vale muito a pena o uso!

Bola de chaleira

Agora, tendo em vista o quanto já sabe sobre a cúrcuma espero ter notícias de vocês utilizando-a no seu cotidiano! 

Fortaleça o seu sistema imunológico, temos um inimigo invisível nos rodeando!

Bom, e como seriam os aspectos energéticos da cúrcuma?

 

Já sabemos as maravilhas medicinais, porém quais partes são usadas? O que fazer com ela? Rá Ráaa...

Vem comigo que te explico...

Durante as últimas semanas de abril, o autor teve covid, empregou muitas plantas durante e após o tratamento. Como não era grupo de risco, ficou sem sintomas respiratórios, mas muitas dores e com sitomas vigorosos desta doença.

Um certo dia, deitado na rede, se conectou com a cúrcuma que tem plantada, e fez um banho de cabeça com colônia e folhas de cúrcuma, visando aliviar as dores de cabeça.

Funcionou, mas a principal ação energética das folhas de cúrcuma é o aumento da resistência interna, apesar de todas as dores, permaneci concentrado, calmo, como se nada me abalasse, o poder da cúrcuma me invadiu de uma maneira lindíssima!

Portanto, para aumento da resiliência, da força interna, da concentração em si e da certeza que tudo passa, tem-se na cúrcuma uma excelente aliada!

Forte abraço!

bottom of page